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Woman preparing top play badminton

Já lhe disseram os benefícios do exercício físico milhares de vezes e sabe o que deve fazer mas é muito fácil arranjar desculpas. 'Estou confortavelmente sentado no sofá'; 'Estou a ver o meu programa de televisão preferido', ou 'parece que está tanto frio lá fora'.

Já as ouvimos todas antes. Então como se adquire (e mantém) a motivação para nos levantarmos e praticarmos exercício físico regularmente?

  1. Plano.

    Tendo uma vida ocupada, pode ser difícil pensar que existe espaço para o exercício físico diário. Faça do exercício uma prioridade e insira-o na sua rotina diária. Não o considere opcional. Também se torna mais fácil planear o exercício quando é mais provável gostarmos de o praticar. Por exemplo, se tiver dificuldade de se levantar de manhã, que é a melhor altura, não tente fazer exercício de manhã. Deixe para o intervalo do almoço ou depois do trabalho.
  2. Equipe-se.

    O primeiro passo (e muitas vezes o mais difícil é calçar os ténis e vestir o equipamento). Depois de o ter feito, é muito mais fácil prosseguir. Melhor ainda, ofereça a si próprio algo novo. É surpreendente como um par de ténis novo, uma nova peça de roupa ou equipamento podem incentivá-lo a 'experimentá-lo'. Quanto melhor aspecto tiver, melhor se sente.
  3. A variedade é essencial.

    Mude o percurso de corrida, ande de bicicleta ou nade numa piscina exterior em vez de interior. Mantenha o exercício físico interessante, mudando partes para não se aborrecer. O ginásio pode tornar-se rapidamente um ambiente estéril. Por isso, se é frequentador de ginásios, faça ocasionalmente uma sessão no exterior.
  4. Socialize

    Faça exercício físico com amigos, riam-se e manter-se-ão mutuamente motivados. Os amigos oferecem-lhe apoio, podem dar-lhe feedback positivo e tornar o exercício físico divertido! Em alternativa, tente fazer aulas de fitness em grupo ou junte-se a uma equipa local. Se gosta da competição, os desportos em equipa são excelentes. Igualmente excelente é praticar exercício físico com alguém que seja ligeiramente melhor, para ter de se esforçar para estar à altura.
  5. A arte da distracção.

    Fazer exercício físico com música ou enquanto conversa com os amigos é bom para o manter distraído. Pode acabar por treinar durante mais tempo ou terminar mais rapidamente do que pensava. Se estiver em casa, tente fazer exercício enquanto vê televisão ou durante o intervalo da publicidade.
  6. Estabeleça metas realistas.

    Pode não estar a planear correr uma maratona, mas é importante ter metas e pô-las em prática para se manter sempre motivado. Seja realista! Não estabeleça metas muito acima do seu nível e que nunca consiga alcançar. Anote-as e não se esqueça de as rever regularmente à medida que a sua forma física melhorar.
  7. Não se esqueça de se auto-recompensar.

    Pode ser a correr mais um quilómetro ou a perder uns quilos, mas quando atingir as suas metas pessoais e estiver satisfeito com o seu desempenho, auto-recompense-se. Por exemplo, concedendo a si próprio um dia de folga ou comprando um novo par de calças de ganga. Tenha orgulho em si mesmo.

Lembre-se sempre da sensação com que fica depois da prática de exercício físico. Endorfinas voando à volta do seu corpo, sentir-se bem e satisfeito consigo mesmo. Da próxima vez que estiver a pensar faltar a uma sessão, lembre-se desta sensação e vá fazer exercício físico.

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